Fechar
Página inicial Últimas Notícias Novo PAS: mais oportunidades para estudantes das microrregiões de abrangência da UFLA

Publicado em 05/01/22 18:46 , Atualizado em 05/01/22 18:48 | Acessos: 1017

A partir de 2022, o Processo de Avaliação Seriada da Universidade Federal de Lavras (PAS/UFLA) passa a contar com uma nova estrutura, planejada com o objetivo de ampliar oportunidades de acesso à Universidade, especialmente para estudantes das microrregiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso, além de aperfeiçoar as provas, promovendo a aproximação do programa de conteúdos com o do Enem, a redução de questões e do tempo de aplicação.

Entre as novidades, está o aumento do percentual de vagas destinadas ao processo seletivo, que passará de 20% para até 35% do total anual oferecido pela Universidade. Associado a essa ampliação, o ingresso dos estudantes pelo PAS, que ocorria apenas no primeiro semestre letivo, passará a ocorrer também no segundo semestre.

Com o início das atividades no câmpus de São Sebastião do Paraíso em 2022, o PAS contemplará também os cursos de graduação oferecidos no município. As provas, que antes eram realizadas em várias cidades do estado de Minas Gerais, a partir de agora serão aplicadas exclusivamente em Lavras e São Sebastião do Paraíso.

No que diz respeito à aplicação, há ainda outras mudanças: as provas da 1ª e da 2ª etapa serão realizadas em diferentes finais de semana e aplicadas em um único dia (domingo), em vez de dois dias, como anteriormente.  A duração será de 4h30.

A redação não fará mais parte da 1ª e da 2ª etapa; será considerada apenas a que é realizada juntamente com o Enem, cujo resultado é apropriado pelo PAS, como 3ª etapa.  Além disso, o número total de questões objetivas foi reduzido de 80 para 60, o que irá gerar menos desgaste e manterá a acuidade dos candidatos. Outro avanço obtido com o novo formato é que tanto o processo de aplicação quanto a divulgação dos resultados será muito mais ágil.

Para gerar mais compatibilidade com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as questões passam a ser divididas nas quatro áreas do conhecimento do exame nacional: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias.

“Com a reestruturação do PAS, pretendemos oferecer ainda mais chances para os jovens da região de influência mais direta da UFLA, permitindo que ampliemos nossos laços com o desenvolvimento microrregional”, destaca o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins,  que esteve à frente das análises e estudos precursores do novo modelo, idealizado pela equipe da Coordenação de Processos Seletivos (COPS). Segundo o pró-reitor, o projeto foi bem acolhido e incentivado pela Reitoria e passou pelo crivo dos conselhos de graduação (ConGrad) e de ensino, pesquisa e extensão (CEPE). "A UFLA manterá as oportunidades oferecidas pelo SiSU, cuja abrangência é nacional, e buscará abrir ainda mais oportunidades para a população sul-mineira", acrescenta.

Nos estudos realizados pela Prograd em 2018 e 2019, foi observado que os estudantes que ingressam pelo PAS têm menos tendência à evasão e tendem a fazer escolhas de cursos de forma mais conscientes.  Além disso, a identidade com a região cria melhores condições, auxiliando na permanência. “A COPS e a Prograd observarão de perto a implantação do novo processo visando à confirmação dos objetivos pretendidos. Sempre que necessário, faremos ajustes e aprimoramentos, seja na organização das provas, na definição de pesos ou mesmo na definição do percentual semestral destinado ao PAS, que poderá variar dependendo da população estudantil ativa advinda de cada forma de ingresso”, afirma o pró-reitor.

O PAS foi instituído em 1999, como modalidade alternativa de seleção nos cursos de graduação da UFLA por meio de uma avaliação do rendimento escolar realizada em três anos consecutivos, por alunos matriculados no ensino médio ou que o tenham concluído, a qualquer tempo e segundo quaisquer formas admitidas em lei.